Muito se fala em Responsabilidade Social nos dias de hoje. Mas o que é Responsabilidade Social? Trata-se de uma nova maneira de conduzir os negócios da empresa, tornando-a parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social, englobando preocupações com um público maior, como acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente.
Conscientes da importância dessa nova maneira de gestão e do retorno do investimento nessa área, as empresas estão cada vez mais se voltando à necessidade de ações socialmente responsáveis. É o caso da 4L Mecanização Agrícola.
Negócios responsáveis
Terminologicamente, em termos de marketing, a RS é a resposta que os clientes esperam das empresas, englobando as atitudes e decisões de impacto social e ambiental. Um aspecto importante é que ela nunca se esgota, pois há sempre algo a ser feito, um processo educativo que está sempre em evolução. É importante ressaltar que não deve ser confundida com filantropia, mas encarada como um instrumento de gestão.
RS não significa, por exemplo, apenas doar materiais e uniformes escolares para as crianças de uma escola, distribuir cestas básicas para famílias carentes durante a época das festas de final de ano ou patrocinar o time de futebol da cidade.
A Responsabilidade Social se tornou parte integrante do posicionamento e da imagem da marca. Através dela, a empresa deve sincronizar suas metas empresariais ao desenvolvimento sustentável da sociedade, respeitando as diferenças, esforçando-se pelo estabelecimento de uma sociedade mais justa e garantir os recursos naturais e culturais que permitam à sociedade a sua manutenção e evolução através das próximas gerações.
Para implantar a Responsabilidade Social é preciso que a empresa defina exatamente quais são seus públicos de interesse e conhecer, com detalhes, o seu perfil, de modo a atender as suas demandas e expectativas. Quando ela é aplicada às empresas é conhecida como Responsabilidade Social Empresarial (RSE), que diz respeito a maneira como as empresas realizam seus negócios, os critérios que utilizam para a tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e os relacionamentos com todos os públicos com os quais interagem.